terça-feira, 28 de abril de 2009

A Peste Negra

A peste negra foi uma devastadora pandemia que assolou a Europa no século XIV e que, se estima, dizimou cerca de um terço da população do continente europeu. A maior parte dos cientistas acha que a peste negra foi um brote de peste bubónica, uma terrível doença que se estendeu em forma de pandemia várias vezes ao longo da história. A peste é causada pela bactéria Yersinia pestis que se contagia pelas pulgas com a ajuda da rata negra (Rattus rattus), que hoje conhecemos como rata de campo.

A maior epidemia do século XIV começou quiçá em algum lugar do norte da Índia, provavelmente nas estepas da Ásia central, desde onde foi levada ao oeste pelos exércitos mongois. A peste foi trazida a Europa pela rota de Crimea, onde a colônia genovesa de Kaffa (atual Teodosia) foi assediada pelos mongois.

Os refugiados de Kaffa levaram depois a peste a Messina , Génova e Veneza. Alguns barcos não levavam a ninguém vivo quando atingiam a costa. Desde Itália a peste estendeu-se por Europa afetando a França , Espanha, Inglaterra (em junho de 1348 ) e Bretaña, Alemanha, Escandinavia e finalmente o noroeste da Rússia em meados de 1351.

A informação sobre a mortalidade varia amplamente entre as fontes, mas estima-se que ao redor de um terço da população da Europa morreu desde o começo do brote a metade do século XIV. Aproximadamente 25 milhões de mortes tiveram lugar só na Europa junto a outras 30 a 40 milhões na África e Ásia. Algumas localidades foram totalmente despobladas com os poucos sobreviventes fugindo e expandiendo a doença ainda mais longe.

A doença voltou a cada geração à Europa até ao início do século XVIII. Cada epidemia matava os indivíduos susceptíveis, deixando os restantes imunes. Só quando uma nova geração não imune crescia é que havia novamente suficiente número de pessoas vulneráveis para a infecção se propagar. No entanto nenhuma destas epidemias foi tão mortal como a primeira, devido às modificações de comportamento e à eliminação dos genes (como alguns do MHC- ver sistema imunitário) que davam especial susceptibilidade aos seus portadores.

_

3 comentários:

  1. adorei site mostra ate onde eu to!

    ResponderExcluir
  2. isso moatrou o que eu queria ver!!!!!!!!!!!!!><

    ResponderExcluir