quinta-feira, 22 de abril de 2010

Nebulosa Boomerang - O lugar mais frio do universo


A Nebulosa Boomerangue é uma protonebulosa planetária localizada na constelação de Centauro que se encontra a cerca de 5000 anos luz da Terra.

É uma estrela, ou sistema estelar, evoluindo até a fase de nebulosa planetária. Chamada assim por Keith Taylor e Mike Scarrot. Em 1980 quando a observaram com o telescópio Aglo-Australiano (localizado no Siding Spring Observatory), os astrônomos viram apenas uma asimetria nos lóbulos, o que sugeria uma forma curvada, similar a um boomerang.

A nebulosa Boomerang é um dos objetos peculiares do universo. Em 1995, utilizando o Telescópio Submilimétrico do European Southern Observatory, descobriu-se que a temperatura da nebulosa é de -272 ºC, apenas um grau acima do zero absoluto (-273 ºC), a temperatura mais fria conhecida fora de um laboratório.

A nebulosa se formou pelos gases expulsos de sua estrela central. A estrela tem perdido matéria na proporção de um milésimo da massa solar a cada ano durante pelo menos 1500 anos. O gás se expande em grande velocidade, em torno de 164km/s, o que causa o resfriamento da temperatura.

_

Um comentário: