segunda-feira, 12 de abril de 2010

A Cientologia - Conceitos Básicos


As doutrinas da cientologia foram estabelecidas por L. Ron Hubbard durante cerca de 33 anos, desde 1952 até sua morte em 1986 e difundidas em forma de milhares de conferências, livros, política e etc. A maioria dos princípios básicos se apresentam durante os primeiros 15 anos de sua existência, dedicando posteriormente a maior parte de seu tempo aos mais exotéricos níveis superiores dos sistema de crenças científicas.

Segundo a doutrina da cientologia. Xenu era o ditador da “conferência galática” há 35 milhões de anos atrás, que trouxe milhões de pessoas a terra em naves espaciais. Em seguida, os desembarcou ao redor de vulcões e os aniquilou com bombas de hidrogênio. Suas almas se agruparam e se fundiram aos corpos dos vivos.

A história de Xenu é uma pequena parte da grande gama de crenças da cientologia sobre civilizações extraterrestes e suas intervenções em acontecimentos na terra, em conjuntos descritos como uma obra de ficção científica sobre as viagens de L. Ron Hubbard ao espaço. Na história de Xenu se deiu a introdução do emprego do Vulcán como um símbolo da cientologia e dianética, que persiste até os dias de hoje.

As crenças centrais da cientologia são que cada pessoa é um ser espiritual imortal (chamado de thetan) que possui uma mente e um corpo, e que as pessoas são basicamente boas. A vida que cada um deveria levar é a de educação, conhecimento e melhora espiritual e ética contínua, para poder assim ser feliz e alcançar a salvação definitiva, assim como ser mais efetivo na criação de um mundo melhor. A cientologia afirma oferecer metodologias especificas para as pessoas conseguirem isto.

Outro principio básico da cientologia é que há 3 componentes básicos interrelacionados que são o verdadeiro fundamento do “estado de viver” vitorioso: afinidade, realidade e comunicação. Hubbard chamou isto de “triângulo ARC”. Os cientólogos utilizam o ARC oara melhorar suas vidas, baseando-se na crença de que se elevarem um aspecto do triângulo, incrementam os outros dois.

Na tentativa de esclarecer o conceito de mentes consciente, subconsciente e inconsciente, Hubbard escreveu que a mente do homem está estruturada em duas partes; a mente analítica e a mente reativa. Ele descreve a mente analítica como a parte positiva, racional e calculista, enquanto a reativa funciona a base de estímulos e respostas. Os cientólogos crêem que a mente reativa é a raiz da angustia individual, assim como das derrocatas da humanidade e sua incapacidade de criar sociedades duradouras, prósperas e saudáveis.

A igreja da cientologia afirma que sua finalidade é um mundo sem guerra, sem crimes e nem loucuras, onde as pessoas boas e decentes tenham a liberdade de alcançar sua metas.

Conforme um individuo avança na hierarquia da organização, demonstrando estar mais comprometido com ela, vão lhe sendo revelado detalhes sobre as crenças da cientologia. Os níveis desta hierarquia são chamados de níveis OT.

Um comentário: