Segundo documentos de meados do século XVI, Machu Picchu poderia ter sido uma das residencias de descanso de Pachautec (primeiro imperador Inca). Acredita-se que devido a suas melhores construções e o vidente caráter cerimonial, Machu Picchu era usada como santuário religioso.
Machu Picchu é considerada ao mesmo tempo uma obra mestre da arquitetura e a engenharia. Suas peculiares características arquitetônicas e paisajísticas, e o velo de mistério que tem tecido a sua ao redor boa parte da literatura publicada sobre o lugar, o converteram em um dos destinos turísticos mais populares do planeta.
Localizada a meio caminho entre os andes e a floresta amazônica, foi uma região colonizada por populações serranas, não selváticas, provenientes das regiões de Vilcabamba e do Vale Sagrado, em Cusco, em procura de uma expansão de suas fronteiras agrárias. As evidências arqueológicas indicam que a agricultura se pratica na região desde ao menos o 760 a. C.
Uma explosão demográfica dá-se a partir do Período Horizonte Médio, desde o ano 900 de nossa era, por grupos não documentados historicamente mas que possivelmente estiveram vinculados à etnia Tampu do Urubamba. Acha-se que estes povos poderiam ter feito parte da federação Ayarmaca, rivais dos primeiros incas do Cusco.
Nesse período se expande consideravelmente a área agrícola "construída" (plataformas).
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjz26c32i49yk7tg7a8BOVE6arsSeOXZewC15WUsqj9T_2xd_NV_2SjGgS87ORomJYXbizF78rhteR0jTtEc0rofSMwSKWsES_M64LNvyUoZnYrM4IHVHbizFRnTByrCkhhvPr5N8cSiywQ/s320/250px-Before_Machu_Picchu.jpg)
Machu Picchu, como parte integrante de uma região de grande movimento econômico em tempos de Pachacútec, estava integrado à rede de caminhos incas do Império. Usando estas vias pode-se, até hoje, aceder a outros complexos incas próximos que revestem grande interesse. Ao norte, pelas bifurcações do caminho de Huayna Picchu pode-se chegar ao chamado Templo da Lua ou à cume da montanha onde há construções incas. Ao oeste está o caminho que leva a Intipata e passa pela famosa "ponte removible". Outro caminho, pelo que ascendeu Agustín Lizárraga, leva até o rio e a San Miguel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário