A cruz é, sem dúvidas, um dos símbolos mais conhecidos e respeitados da história.
É possível detectar a presença da cruz, seja de forma religiosa, mística ou esotérica, na história de povos distintos (e distantes) como os egípcios, celtas, persas, romanos, fenícios e índios americanos.
É possível detectar a presença da cruz, seja de forma religiosa, mística ou esotérica, na história de povos distintos (e distantes) como os egípcios, celtas, persas, romanos, fenícios e índios americanos.
Seu modelo básico traz sempre a intersecção de dois eixos opostos, um vertical e outro horizontal, que representam lados diferentes como o Sol e a Lua, o masculino e o feminino e a vida e a morte, por exemplo.
É a união dessas forças antagônicas que exprime um dos principais significado da cruz, que é o do choque de universos diferentes e seu crescimento a partir de então, traduzindo-a como um símbolo de expansão.
De acordo com o estudioso Juan Eduardo Cirlot, ao situar-se no centro místico do cosmos, a cruz assume o papel de ponte através da qual a alma pode chegar a Deus. Dessa maneira, ela liga o mundo celestial ao terreno através da experiência da crucificação, onde as vivencias opostas encontram um ponto de intersecção e atingem a iluminação.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhcGot4L7RWp3ZlVaMxSf69O7ohKLgOl1KqZZhywz7tsbFPP4YtUwB1e07VlAz3GO3mJbJjNWFyYhL15GE112_jts6FwpginqM7kPvhVy_6HnISpxNW-qQNSz-9UCP1KKfPpT9a_RGJwWq5/s320/cruz_simbolismo01.jpg)
Cruz de Santo André: Símbolo da humildade e do sofrimento, recebe esse nome por c ausa de Santo André, que implorou a seus algozes para não ser crucificado como seu Senhor por considerar-se indigno. Acredita-se que o santo foi martirizado em uma cruz com essa forma.
Cruz de Santo Antonio (Tau): Recebeu esse nome por reproduzir a letra grega Tau. É considerada por muitos, como a cruz da profecia e do Antigo Testamento. Dentre suas muitas representações estão o martelo de duas cabeças, como sinal daquele que faz cumprir a lei divina, encontrado na cultura egípcia, e a representação da haste utilizada por Moisés para levantar a serpente no deserto.
Cruz Cristã: Definitivamente o mais conhecido símbolo cristão, que também recebe o nome de Cruz Latina. Os romanos a utilizavam para executar criminosos. Por conta disso, ela nos remete ao sacrifício que Jesus Cristo ofereceu pelos pecados das pessoas. Além da crucificação, ela representa a ressurreição e a vida eterna.
Cruz de Anu: Utilizada tanto por assírios como caldeus para representar seu deus Anu, esse sím bolo sugere a irradiação da divindade em todas as direções do espaço.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiHxg2JIBmlE6gACXK_u9zT84vFcoN4UUnE_m6pYua5s4ZAbh9rck3QsDrO3t8sboFX9_3ESL4zRI8R7JcsVsjOkGHjZwNZS03uBQGU0ZGhE9rr0Px5gZZHP7fhc7kVmxT5uRoCUl1cnU4W/s320/cruz_simbolismo04.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh8l4SxR3XSWC456AvyWzxo5Ivb7yPQOVfibz8Nobq3xVanqon7LLqNejvZAFdUCODjsSv_gOGrMZFThY0QfY_kaZXv5ib2BHkdbo5oshvlE6fkN1tQmJQqJqBC1zquXkM-tYlJvm6M6Asm/s320/cruz_simbolismo05.jpg)
Cruz Ansata: Um dos mais importantes símbolos da cultura egípcia. A Cruz Ansata consistia em um hieróglifo representando a regeneração e a vida eterna. A idéia expressa em sua simbologia é a do círculo da vida sobre a superfície da matéria inerte. Existe também a interpretação que faz uma analogia de seu formato ao homem, onde o círculo representa sua cabeça, o eixo horizontal os braços e o vertical o resto do corpo.
Cruz Gamada (Suástica): A suástica representa a energia do cosmo em movimento, o que lhe confere dois sentidos distintos: o destrógiro, onde seus "braços" movem-se para a direita e representam o movimento evolutivo do universo, e o sinistrógiro, onde ao mover-se para a esquerda nos remete a uma dinâmica involutiva. No século passado, essa cruz adquiriu má reputação ao ser associada ao movimento político-ideológico do nazismo.
Cruz Patriarcal: Também conhecida como Cruz de Lorena e Cruz de Caravaca possui um "braço" menor que representa a inscrição colocada pelos romanos na cruz de Jesus. Foi muito utilizada por bispos e príncipes da igreja cristã antiga e por jesuítas nas missões no sul do Brasil.
Cruz de Jerusalém: Formada por um conjunto de cruzes, possui uma cruz principal ao centro, representando a lei do Antigo Testamento, e quatro menores dispostas em cantos distintos, representando o cumprimento desta lei no evangelho de Cristo. Tal cruz foi adotada pelos cruzados graças a Godofredo de Bulhão, primeiro rei cristão a pisar em Jerusalém, representando a expansão do evangelho pelos quatro cantos da terra.
Cruz da Páscoa: Chamada por alguns de Cruz Eslava, possui um "braço" superior representando a inscrição INRI, colocada durante a crucificação de Cristo, e outro inferior e inclinado, que traz um significado dúbio, dos quais se destaca a crença de que um terremoto ocorrido durante a crucificação causou sua inclinação.
Cruz do Calvário: Firmada sobre três degraus que representam a subida de Jesus ao calvário, essa cruz exalta a fé, a esperança e o amor em sua simbologia.
Cruz Rosa-Cruz: Os membros da Rosa Cruz costumam explicar seu significado interpretando-a como o corpo de um homem, que com os braços abertos saúda o Sol e com a rosa em seu peito permite que a luz ajude seu espírito a desenvolver-se e florescer. Quando colocada no centro da cruz a rosa representa um ponto de unidade.
Cruz de Malta: Emblema dos Cavaleiros de São João, que foram levados pelos turcos para a ilha de Malta. A força de seu significado vem de suas oito pontas, que expressam as forças centrípetas do espírito e a regeneração. Até hoje a Cruz de Malta é muito utilizada em condecorações militares.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQV5UBMVl6yqyymLDw5T-maHafaf_IG4s8GHR0cLdiASd6nbo9qEzxi6V7KLZC9acmpy_lFK2WOt5FVcFSXKDW5tOWX_fhaJ1CDc7cXY00NRI8y4mcwZlnQ-O2T3rQOMj_bnrA0VabrU63/s320/cruz_simbolismo07.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivh-Ryi7QdPUlkBjeaMSefPzwoNel9zxk8FtvkfMYITBEAGUOBEY_8w3NbRI4S1CGzmxFhLRJi9ho7Ha8oIjeXs_9DVp6deRbpOL5lvKBVnUJQL_rwN7-xqcvWvpp5PNgED-IaimhVln8k/s320/cruz_simbolismo08.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiLH8bX23q9Pjh9w4jDm1_3HCIWCcTEDGHgRH9_SMlXeBNV4WBp4-XzgYFP46dPwIm9GIVssU51xYR0SxHcGs6EMHrk2eBhLbXPzRygoassnZ-e6TdiwcbXd2oUuJptiQmxAwW1-ymtxLZC/s320/cruz_simbolismo09.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhxNCbh6T8CHcY7bUXqkMfH4Q4oZJTDxZAHg_v3hQcvv4j71pPFxnaE8PZ_TMpzHZlOoV1iOSwaFzZW6CGk0TxVePcuo-N75yE7T1qYhaZyvcdhEkIm3AX2yP2GckgdYl4a8ZfJg5M5gF3o/s320/cruz_simbolismo10.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiVEcWYNS88OjsQQMbt5bG_sO-2ARvNv2PHfCg-gJg7xF2NdipJitouMPNKBJ7kg6ANAFWXzeOI-9vhCun_LqskQMJ2GCdocrIxW0DzDr7IPgBKnYyjl_7R1Zzi7WYBTOmjdGT58Odlj3di/s320/cruz_simbolismo11.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5Yzo_6X08mSX9eAUfsOC5KF4B73qbMdXsmG26YR2cZlOzKQ-Y31xzCSGCr3jWSK6OnwCQegrbSx0XAhwjbhHcDLUuorBYGNqDuiHyrKJ7E4O1Y1tYnXjt3Be8m6gruCH_8jYDkK_3_FzC/s320/cruz_simbolismo12.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgidM6xZWGME2PzL9mstdSRpQuH6o9WNZxQoU0h2Lza6NK8MY2a5mFmxalpFCtilBn4_qLyh2Dk3jN3CVuUCOihO1D4h95AkzrUW74onIzbrrz1r9VNqDrq_HXWS1D2gZA5gQ-d2l5pBVnu/s320/cruz_simbolismo13.jpg)
Créditos: http://www.spectrumgothic.com.br/
gostaria que pudessem explicar os significados da cruz inca. obrigada.
ResponderExcluirOla amigo(a)
ResponderExcluirA Cruz Inca (ou Chakana) representa o Cruzeiro do Sul que nos dias 2 e 3 de maio as estrelas se alinham simetricamente, formando uma Cruz quadrada.
A palavra Chakana siginifica; chaka (ponte, união) e hana (alto, grande), assim tem o significado do que está acima ou o que é grande.
O buraco no centro da Cruz representa Cuzco, "O umbigo do Império Inca".
Gostaria de saber porque se usa e adora a cruz, quando na verdade ela não passa de um símbolo de vergonha e dor na qual o nosso Salvador Jesus Cristo sofreu tamanha humilhação? E hoje nós vemos todas as religiões usando e adorando a cruz no lugar daquEle que por nós deu sua própria vida neste instrumento de vergonha e dor?
ResponderExcluir