![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgqwmtpnm7V1NdmGdILzRQv7GFPKINxxUZd_65tcCQyFCYIGpyEN4JZzMMnoPZxDb5E2XNK1y2TtXxgF9nE4dnvJRbBqeuEprHo8D05EmszonD6ty5uRiPHILMW6MydCFKQZry99cfmBShx/s280/maconaria2.jpg)
A maçonaria é uma associação de carácter universal, cujos membros cultivam a filantropia, justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade, é assim uma associação iniciática, filosófica, filantrópica e educativa.
Especula-se que a Maçonaria teria nascido do trabalho dos construtores de catedrais medievais, que organizavam-se criando sua própria sociedade, a então Maçonaria Operativa. Estes pedreiros deslocavam-se continuamente de canteiros em canteiros (lodges), livres da autoridade das corporações, da nobreza e da Igreja, e sem compromisso de pagarem impostos. Por isto, o nome de Pedreiros Livres (freemasons ou franc-maçon), cuja importância se desenvolveu do século XII ao XIV.
Com o Renascimento, o Protestantismo opõe-se à Igreja Católica, abalando Roma e provocando uma ruptura dentro do Mundo Cristão. Galileu, baseando suas idéias na ciência e na matemática, abriu aos pesquisadores de sua época um novo mundo e provou que o Universo era infinito. A Ciência progrediu rapidamente e uma divisão foi estabelecida entre o dogma da religião e o mundo de razão.
No fim do século XVII, surgiu a idéia de um deísmo que, pouco a pouco, conduziu à noção de um Criador, como "Grande Arquiteto", criando um mundo de acordo com regras imutáveis.
Possivelmente, a Moderna Maçonaria tenha se originado na Escócia para onde foram, segundo algumas lendas, diversos membros templários, fugindo da Inquisição da Igreja Católica. Eles teriam se associado à Guildas Maçônicas passando a estas, vários de seus conhecimentos filosóficos e esotéricos. O próprio Robert de Bruce, o rei que libertou a Escócia da dominação inglesa, pertencia à sociedade maçônica.
A maçonaria, como a conhecemos hoje, segundo o Dicionário da Maçonaria, de Joaquim Gervásio de Figueiredo, no verbete Franco-maçonaria, "foi fundada em 24 de junho de 1717, em Londres". O termo maçon, segundo o mesmo Dicionário, provém do inglês mason e do francês maçon, que quer dizer 'pedreiro', e do alemão metz, 'cortador de pedra'. A origem da maçonaria está ligada às lendas de Ísis e Osíris, Egito; ao culto a Mitra, vindo até a Ordem dos Templários e a Fraternidade Rosa Cruz. Em 1723, O Rev. Anglicano James Anderson publicou as Constituições da Maçonaria, sendo até hoje documentos universalmente aceites como base de todas as lojas maçônicas.
Sr. Evans,
ResponderExcluirGostaria de fazer constar uma errata ao vosso artigo para a informação acima, no que se refere à Fraternidade Rosa Cruz que, mesmo grafado separadamente, o uso do referido termo estar-se-ia incorreto quando do seu link referir-se a um conteúdo describitório da instituição AMORC (Ancient and Mystical Order Rosae Crucis, em português: Ordem Anciã e Mística Rosa Cruz, mais popularmente conhecida apenas como Ordem Rosacruz).
Sou estudante da Fraternidade Rosacruz, fundada por Max Heindel a qual não possui em seus ensinamentos alguma prática maçônica; Apenas a confluência da origem filosófica rosacruciana de ambas instituições.
Esclareço ainda que, de nenhuma forma descrimino a maçonaria, seus praticantes ou qualquer instituição que a pratique, creio que seus ensinamentos são valiosos e de grande importância para o homem.
Agradeço a atenção prestada, mui cordialmente.
Ricardo